USO DE ESTERÓIDES ANABÓLICO-ANDROGÊNICOS E ACELERADORES METABÓLICOS ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA

Alexandre Palma, Monique Assis

Resumo


Os objetivos do presente estudo foram identificar o quantitativo de professores de educação física atuantes em academias de ginástica usuários de esteróides anabólico-androgênicos (EAA) e aceleradores metabólicos (AM), bem como, as razões que conduzem os professores a fazer uso de tais substâncias químicas. Para tanto, foram investigados 305 professores por meio de um questionário. O levantamento permitiu observar que 38,69% já fez uso de AM na vida; 25,57% de EAA; 17,38% das duas drogas; enquanto, 53,44% nunca fez uso essas drogas na vida. Embora não se tenha uma base comparativa, pode-se concluir que os valores de prevalência para uso de AM e EAA em professores de educação física parece estar elevado, pois se espera que esses profissionais desencorajem o uso de drogas.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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