AS NARRATIVAS SOBRE O FUTEBOL FEMININO O DISCURSO DA MÍDIA IMPRESSA EM CAMPO

Ludmila Mourão, Marcia Morel

Resumo


O século XX foi promotor da visibilidade e da estabilidade da mulher no esporte. A modalidade de futebol feminino (FF) fez inúmeras tentativas neste contexto mas ainda não encontrou seu espaço de permanência no esporte. A intenção deste estudo é acompanhar as narrativas da mídia impressa (jornais e revistas) no período de 1930 a 2000, sobre a trajetória do futebol feminino e analisar se o discurso da mídia impressa em campo vem veiculando representações de resistência à fixação do esporte feminino na sociedade brasileira. O que se observou é que as mensagens e significados do “quarto poder”, por meio de metáforas de fragilidade, estética, masculinização e resistência, apresentam-se cercada de estereótipos, interdições, polêmicas e normatizações sobre a prática do futebol feminino.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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