APRENDIZAJE, JUEGO Y NIÑO: UN MODO DE ENTENDER LA EDUCACIÓN FÍSICA

Rodolfo Rozengardt

Resumo


Na tarefa cotidiana com crianças, nós, professores de Educaçäo Física, atuamos animados por representações sobre o que ensinamos, os efeitos de nossas intervenções e dos sujeitos com os quais interatuamos. Essas imagens se conformaram num processo histórico e cada um de nós o elabora em uma experiência social. Nossa própria prática com crianças influiu na manutenção ou troca de valores dominantes sobre o que as crianças são e merecem receber num contexto de prática corporal institucional. Neste trabalho se adverte sobre os perigos atuais em torno da fragmentação de imagens da infância, destacando uma concepção de sujeito corporal e se resgata a necessidade de defender o mundo infantil em sua riqueza e potencialidade mediante o valor do jogo e a aprendizagem criativa. A Educação Física com crianças poderia sustentar-se sobre um modo lúdico de ensino, sem abandonar a centralidade outorgada ao conteúdo.


En la tarea cotidiana con niños, los profesores de Educación Física actuamos animados por representaciones acerca de lo que enseñamos, los efectos de nuestras intervenciones y de los sujetos con los que interactuamos. Esas imágenes se han conformado históricamente y cada uno de nosotros las elabora en una experiencia social. Nuestra propia práctica con niños incide en el mantenimiento o cambio de los valores dominantes acerca de lo que los niños son y merecen recibir en un contexto de práctica corporal institucional. En el siguiente trabajo se advierte sobre los peligros actuales en torno a la fragmentación de la imagen de la infancia, destacando una concepción de sujeto corporal y se rescata la necesidad de defender el mundo infantil en su riqueza y potencialidad mediante el valor del juego y el aprendizaje creativo. La Educación Física con niños podría sostenerse sobre un modo lúdico de enseñanza, sin abandonar la centralidad otorgada al contenido.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.