MUSCULAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PESQUISA-AÇÃO NO ENSINO MÉDIO NOTURNO

Daniel Menegon, Glaucia Daiana Kocourek, Silvia Bandeira da Silva Lima, Walcir Ferreira Lima, Claudio Kravchychyn, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira

Resumo


O estudo teve como objetivo planejar, aplicar e avaliar a aplicação do tema “musculação” a uma turma do 3º ano do ensino médio noturno de uma escola pública estadual de Maringá-PR. A pesquisa-ação foi realizada junto a 19 alunos, em três momentos: “apresentações e investigações iniciais”, com a apresentação do projeto e aplicação do questionário inicial, “colocando a mão na massa”, aplicação de uma unidade de ensino composta de 10 aulas, com base nas diretrizes curriculares da educação básica do Estado do Paraná e “avaliando as ações”, por meio de um questionário final. Concluiu-se que os alunos demonstraram interesse e motivação em praticar a musculação no ambiente extraescolar e em estudar e vivenciar novos conteúdos nas aulas de Educação Física a partir da experiência vivida.

Palavras-chave


Musculação; pesquisa-ação; Educação Física escolar; ensino médio noturno.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.