LA ENSEÑANZA COMO HERRAMIENTA EN LA DIVULGACIÓN Y APROPIACIÓN DEL CONOCIMIENTO

Ricardo Crisorio

Resumo


En relación con el problema de la divulgación y apropiación del saber, tras repasar someramente medios tan innegablemente importantes como editoriales, revistas científi cas, bibliotecas, portales y todo medio que ponga a la mano conocimiento, y los eventos académicos, restringe sus consideraciones a la enseñanza, preferentemente a la universitaria, como forma de transmisión y posible apropiación del conocimiento. El artículo procura volver la atención, en medio de la plétora de técnicas y medios visuales y gráfi cos, hacia la enseñanza oral, en la que maestros y estudiantes, mediados por una cultura, intercambian saberes y se afectan, forman “una comunidad de enseñantes y aprendientes”; sobre el hecho de que, antes y después de la escritura, la palabra hablada era y es la médula de la transmisión, de la enseñanza. Intenta que los maestros no olvidemos que “una imagen vale más que mil palabras”, precisamente porque hay mil palabras; que si logramos entender algo de este mundo iconográfi co, es porque él está sostenido en el signifi cante.



O ensino como ferramenta na divulgação e apropriação do conhecimento.

No que se relaciona à questão da divulgação e apropriação do saber, considerando com atenção meios tão inegavelmente importantes como editoras, periódicos, bibliotecas, portais e todos os meios que possam facilitar o acesso ao conhecimento, além dos eventos acadêmicos, é preciso focar o ensino, em especial o universitário, como forma de transmissão e possível apropriação do conhecimento. O artigo procura dedicar sua atenção, em meio a tão extenso gradiente de técnicas e meios visuais e gráficos, ao ensino oral. Nele professores e estudantes, mediados por uma cultura, trocam saberes e são mutuamente afetados, formam “uma comunidade de pessoas que ensinam e de aprendizes”. Fazem isso considerando que antes e depois da escrita, a palavra falada era e é a medula da transmissão do ensino. É preciso lembrar que “uma imagem vale mais do que mil palavras” precisamente porque há mil palavras, e que se conseguimos entender alguma coisa nesse mundo iconográfico, é porque ele se sustenta no significante.



Teaching as instrument of publishing and getting knowledge

It’s impossible to negate the role of editorials, journals, libraries, homepages, conferences, among others, in publishing and getting knowledge, but it’s also important to
pay attention on teaching, specially that of University, as a vehicle of getting knowledge. This paper, in times under so many visual and graphic techniques and media, is about oral teaching. In oral teaching masters and students are mediated by culture, interchange knowledge and are mutually touched from each other. They make a “community of Masters and Learners”. It’s done considering that before and after writing, the oral word is the brain of teaching. It’s to remember that “an image is stronger than hundred words” precisely because there are hundred words, and if is possible to understand anything in this iconographic world, it’s because
it’s sustained by a significant.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.