EXPECTATIVAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM HOSPITAIS PÚBLICOS BRASILEIROS

Larissa Alves Dias, Priscilla de Cesaro Antunes, Victor Hugo de Paiva Arantes

Resumo


Objetivou-se nesta pesquisa analisar as expectativas de atuação de professores de Educação Física em hospitais, por meio de análise documental de dez editais de concursos públicos brasileiros. Os dados apontaram que a atuação é majoritariamente voltada para o condicionamento físico e reabilitação de usuários e ginástica laboral para funcionários. Evidenciaram-se aproximações com o modelo biomédico nas relações entre exercício físico e doenças, mas também promoção, cuidado e educação em saúde, autonomia dos sujeitos e reinserção social. Frente aos questionamentos sobre a assistência hospitalar diante ao sistema de saúde brasileiro, é preciso acentuar as discussões de perspectiva crítica no sentido de qualificar a ação profissional em favor do conceito ampliado de saúde/doença.

Palavras-chave


Professor de Educação Física; hospital; saúde; doença.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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