IDENTIDADE, NEGÓCIO E ESPORTE NO MUNDO GLOBALIZADO: O CONFLITO ENTRE GUGA E OS PATROCINADORES NA OLÍMPIADA DE SYDNEY

Tiago Lisboa Bartholo, Antonio Jorge Gonçalves Soares

Resumo


O objetivo do artigo é analisar como a imprensa recupera signos e significados do nacionalismo por meio de um atleta que representa, ao mesmo tempo, o capital internacional,
o Estado nacional e seus interesses. Como fonte utilizamos dezoito reportagens do jornal O Globo sobre o conflito entre patrocinadores que colocou em risco a participação do
tenista brasileiro Gustavo Kuerten nas Olimpíadas de Sydney em 2000. A análise das reportagens indica que os atores, as instituições esportivas e as empresas em cena mani-
pularam o argumento da identidade nacional para proteger seus próprios interesses. Conclui-se que a polêmica rendeu lucros em termos de imagem para todos os envolvidos no conflito.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.