ELEMENTOS PARA UMA CONCEPÇÃO DO ENSINO DE DANÇA NA ESCOLA: A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA

Maria do Carmo Saraiva

Resumo


 O texto propõe uma refl exão sobre elementos que podem contribuir para o ensino da dança na escola, na perspectiva da educação estética, e foram elaborados a partir de uma pesquisa realizada no ensino fundamental. Destaca os processos críticos e criativos da dança-improvisação como proposta para o ensino, aberta a diferenças individuais e de gênero, e a percepção cinestética e a capacidade mimética das crianças como potencial para o processo de signifi cação e elaboração da expressão em dança. Destaca, também, o papel dos professores e das professoras em relação ao processo de formação da corporeidade, apontando a necessidade de uma nova orientação de sentido para a vivência do movimento nas aulas de educação física e da análise da dança no entroncamento da arte, da cultura e da educação.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.