A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DOS CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA IDOSOS NO PROJETO SÊNIOR PARA A VIDA ATIVA DA USJT: UMA EXPERIÊNCIA RUMO À AUTONOMIA

Alessandra Galve Gerez, Maria Luiza de Jesus Miranda, Fabiano Marques Camara, Marília Velardi

Resumo


O objetivo do trabalho é relatar as reflexões suscitadas entre os educadores do Projeto Sênior na implantação de um programa de educação física para idosos, como essas reflexões se materializaram na prática e os primeiros resultados produzidos. O projeto foi implementado visando à construção de conhecimentos necessários à aquisição de autonomia para a prática de atividades físicas e sobre o processo de envelhecimento. Em virtude do caráter educativo, tornou-se relevante refletir sobre quais concepções de saúde, velhice e educação permeariam as ações. O projeto adotou como bases teóricas o ideário da promoção da saúde, a teoria da velhice bem-sucedida e a pedagogia da autonomia (Paulo Freire). A organização didática e o ensino fundamentam-se em Coll e colaboradores. Resultados preliminares indicaram, entre os idosos, incremento do empowerment individual, mas não do empowerment coletivo.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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