METODOLOGIA E DIDÁTICA PEDAGÓGICA APLICADA AO ENSINO DA CAMINHADA NÓRDICA E LIVRE PARA PESSOAS COM DOENÇA DE PARKINSON II

Diana Maria Cubillos Arcila, Elren Passos Monteiro, Natalia Andrea Gomeñuka, Leonardo Alexandre Peyré-Tartaruga

Resumo


O objetivo deste estudo foi propor uma metodologia pedagógica para o ensino da técnica da caminhada nórdica (CN) para pessoas com doença de Parkinson (DP). Participaram do estudo 33 pessoas com DP. As três primeiras semanas foram direcionadas para a reeducação da postura, da marcha e do ensino da técnica da CN. Em seguida concentramos atenção no desenvolvimento das capacidades físicas. A associação da técnica da CN com as atividades da vida diária, a estimulação sensorial, a interação social, a reflexão sobre as percepções motoras e sociais dos participantes foram parte da metodologia pedagógica proposta no presente estudo. Os participantes conseguiram aprender a técnica manifestando sua satisfação com o processo. Este estudo pode servir como guia para o ensino da CN nesta e em outras populações.


Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.